terça-feira, 23 de maio de 2017

Primeiros passos para uma Associações de Moradores

Primeiros passos para uma Associações de Moradores
A finalidade das associações de moradores é, de maneira geral, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As associações tem o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educacionais, de saúde, etc, que ocorrem no bairro e por meio de um representante eleito pelos moradores (membros da associação), estes problemas são levados ao conhecimento do Poder Executivo municipal e cobradas as necessárias providências.
Confira as dicas para começar uma associação de moradores em sua comunidade:
1. Reúna um grupo de pessoas para discutir a idéia (você pode formar associação de moradores de uma rua, de um prédio, de um bairro, de uma vila…).
2. Defina quem serão as pessoas que farão parte da diretoria da associação. Deverá ser composta por:
Presidente
Vice-Presidente
Tesoureiro
Vice-Tesoureiro
1o Secretário
2o Secretário
Conselho fiscal (6 pessoas)
3. Prepare um Livro de Atas, onde deverá constar a criação da associação, nome da mesma, data de fundação, membros e cargos da diretoria e a assinatura de todos os presentes.
4. Organize uma ficha com dados das pessoas que farão parte da associação. Subentende-se que todos os moradores da área de abrangência da mesma faça parte dela, porém, nada como uma ficha assinada pelos moradores para dar maior credibilidade.
5. Escreva um estatuto onde constará a finalidade, função, responsabilidade, e outras informações sobre a associação, membros da diretoria, dos moradores, etc.
6. Registre o estatuto em cartório e providencie o CGC para que a associação seja legal.
Atenção:
Obtenha declaração de utilidade pública municipal e utilidade pública estadual. Isto não é imprescindível, porém muito importante.
(8301)

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